MEIN | Pressurização de escada
8386
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-8386,page-child,parent-pageid-8479,non-logged-in,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Pressurização de escada

Pressurização de escadas

Requisitos:

Para pressurizar escada de incêndio 4 elementos são importantes, a saber: sistema de acionamento pelo SDAI (sistema de detecção de alarme e incêndio),  captação do ar externo mecanicamente, insuflamento de ar e fonte de energia garantida são partes do sistema de pressurização de escadas.

Obrigatoriedade da pressurização?

  • edifícios residenciais com até 60 m de altura;
  • edifícios de escritórios com até 45 m de altura;
  • edifícios de escola com até 9 m de altura.

Como Proceder

Pressurização de escada

Cada caso merece uma atenção diferente, mas deve ser ser avaliado por um profissional habilitado (engenheiro mecânico) para fazer o melhor projeto em termos de custo benefício.

Pode ser realizada de duas formas: Manual ou Automática. A primeira que poderá ser através de botoeira que é instalada na portaria do edifício ou então diretamente no quadro elétrico do ventilador que é um comando manual da escada pressurizada. Já a segunda por meio de sistema de detecção de incêndio.

Além do mais há também o balanceamento da pressão de ar na escada, cujo dimensionamento é feito com dampers instalados tanto na descarga do ventilador quanto no topo da escada. Porém o dimensionamento ainda pode ser realizado por dois modos:

  • Em caso de emergência ou,
  • Em modo constante.

No primeiro modo, a pressurização é realizada através de qualquer sinal de fumaça que possa surgir e assim acionar o detector de fumaça. Aqui a Porta Corta Fogo (PCF) pode ser mantida aberta desde que ela tenha um sistema de eletroímã.

Em contrapartida, o segundo modo funciona de forma diferente e é o mais indicado porque mantém melhor e por mais tempo o nível de proteção, além de renovar o ar na escada e, não há grande necessidade de se “vigiar” o sistema como se deve fazer no primeiro caso em que é necessário verificar se a porta está ou não aberta.

Normas regulamentadas

NBR 14880/14 – Saídas de Emergência Em Edifícios – Escadas de Segurança – Controle de Fumaça Por Pressurização

Na NBR 14880 encontraremos:

1- Conceitos básicos do sistema de escada pressurizada;

2- Para metros para dimensionamento do sistema;

3- Requisito para equipamentos e componentes da instalação e memorial descritivo;

4- Relação do sistema de pressurização com edificação e suas instalações;

5- Procedimentos de manutenção;

6- Testes e ensaios.