O projeto de terraplenagem informa e demonstra os limites do terreno, identificando as dimensões reais. Ele ainda indica a proposta da terraplenagem necessária contendo dimensões planimétricas e níveis de platôs, taludes, rampas (inclusive cotas de níveis inicial e final). O projeto é acompanhado por um quadro-resumo, que contém informações sobre as áreas do terreno: total, encontrada, de preservação, útil (conforme escritura) e de terraplenagem. O serviço de terraplenagem tem como objetivo a conformação do relevo terrestre para implantação de obras.
O sistema de águas pluviais e drenagem é o conjunto de calhas, condutores, grelhas, caixas de areia e de passagem e demais dispositivos que são responsáveis por captar águas da chuva e de lavagem de piso e conduzir a um destino adequado. Este sistema é fundamental, pois evita alagamentos, diminui a erosão do solo e protege as edificações da umidade excessiva.
Os sistemas de drenagem são classificados de acordo com suas dimensões, em sistemas de microdrenagem, também denominados de sistemas iniciais de drenagem, e de macrodrenagem.
A microdrenagem inclui a coleta e afastamento das águas superficiais ou subterrâneas através de pequenas e médias galerias, fazendo ainda parte do sistema todos os componentes do projeto para que tal ocorra.
A macrodrenagem inclui, além da microdrenagem, as galerias de grande porte (D > 1,5m) e os corpos receptores tais como canais e rios canalizados.
Projeto geométrico é a fase do projeto de estradas e vias públicas que estuda as diversas características geométricas do traçado, principalmente em função das leis do movimento, características de operação dos veículos, reação dos motoristas, segurança e eficiência das estradas e volume de tráfego.
Projeto de Pavimentação é a fase do projeto de estradas e vias públicas que estuda as diversas estruturas de múltiplas camadas construídas sobre a terraplenagem e destinada, técnica e economicamente, a resistir aos esforços oriundos do tráfego e a melhorar as condições de rolamento.